segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Outros problemas no GPRS

Uma vez configurado GPRS, pode não ser possível voltar a navegar pelo Wi-Fi. Portanto, mesmo que se mostre Wi-Fi, poderá ocorrer erro de "Anfitrião desconhecido". A tradução correta é "servidor desconhecido" (unknow host). Nesse caso, é necessário o reset. "Restaurar configurações de fábrica", senha 1122.

"Memória cheia" ao navegar pelo "Serviços de Internet" (Internet Service).
Isso ocorre por que o navegador nativo "Serviços de Internet" tem uma capacidade bastante limitada em abrir páginas HTML. Navegadores como UCWeb, Firefox e Opera Mini usam proxies para transformar a página original HTML para um formato próprio de visualização. Uma alternativa para usar Internet sem proxies, ou seja, ler o HTML diretamente é com o navegador Bolt, pode resolver problemas quando a rede local bloqueia o proxy dos navegadores, ou seja, proxies barrando outros proxies.

"Configurar rede" (Network setup)

"Seleccionar rede em SIM1" ou "Selecção de rede em SIM2" "Seleccionar rede" "Nova pesquisa" "Seleccionar rede" (Network selection) "Modo de selecção" "Automático" (Auto select): pesquisa automaticamente a rede do cartão SIM. "Manual" (Manual) - pesquisa por todas as redes disponíveis, login manual. "Redes preferidas" em SIM 1 (Preferential network): várias redes pré-gravadas.


"Modo preferido" em SIM1 "Apenas GSM" "Apenas WLAN" "GSMWLAN preferido". Alguns casos foram relatados de que os aparelhos deixaram de fazer ligações ao se selecionar "Apenas WLAN", acusando o erro de "Marcação não permitida" (ligação não permitida).

Ao selecionar "Apenas WLAN" é como se você quisesse que o celular deixasse de fazer ou receber ligações e só permitisse acesso a internet via Wi-Fi. Apesar disso há relatos de que o problema é solucionado quando se instalada qualquer chip 3G, mas não podemos confirmar.

Para resolver o erro de "marcação não permitida" leia o post: 

Tutorial: Como configurar GPRS

Se você já usou ou tentou configurar GPRS, restaure as configurações de fábrica.

Vá em ícone Definições -> Configurar rede -> 1. Configuração de rede de SIM1 -> Modo preferido -> WLAN preferido, essa é a opção certa. NUNCA coloque "apenas WLAN", poiso celular entrará no erro de marcação não permitida e não fará mais ligações. Caso isso aconteça a solução está no fim deste tutorial.

Para conectar a uma rede sem fio siga os passos:

Ícone LAN sem fios ou Wi-Fi; Buscar redes; Escolher alguma (se houver...); Opções; Conectar. PRONTO, é só navegar. NÃO FUNCIONOU?

O roteiro segue pelas letras a, b, c, d e e.

Obs.: Para usuários que já tentaram milhares de vezes e todas sem sucesso, siga as instruções a seguir:

Em "Definições de ponto de acesso":

Modo de segurança: Abrir rede (em vez de Partilhada)

Modo de encriptação: WEP

Os menus e os casos de configuração 1. Desactivar WLAN 2. Estado WLAN 3. Definições de ponto de acesso. 4. Buscar redes


1. Essa opção desabilita as conexões. Às vezes, o celular não funciona, e a todo instante o wi-fi se auto-habilita.

2. Estado WLAN. Mostra se há conexão com alguma rede. Se mostrar apenas o "Endereço do telefone" (Phone MAC Adress) e com uma identificação hexadecimal, por exemplo 00:0c:e7:a9:fd:56, é porque não há conexão; ele exibe a sua identificação (endereço MAC) para a rede quando conectar.
3. Definições de ponto de acesso. Permite mostrar possíveis conexões já efetuadas e com suas configurações (e gravadas).

4. "Buscar redes". É o primeiro passo para a conexão. Clique em "Buscar redes" e se aparecer "Vazio", é porque não há redes ao alcance. Em "Opções", haverá a opção "Actualizar" (Refresh) para tentar achar novamente.

a)Precisa sinal forte. É necessário ao menos uma barra de sinal verde para conexão e navegação. b) Muitas vezes, é necessário saber a chave da rede. São chamadas de redes fechadas. Aparecerá um cadeado. Em caso de estabelecimento com acesso permitido (exemplos: cafeteria, hotel), peça a chave ao funcionário do local. Sabendo dos a) e b) acima, encontrando alguma rede, será possível, em "Opções":

c) Em qualquer momento, você pode ir a opção 2. Estado WLAN para saber se tem as configuracoes certa.
Exemplo: Phone MAC
address: 00:0c:e7:34:1e:5d
SSID: dlink
BSSID: 00:1e:58:a9:fd:56
Channel: 1
Signal strength: Poor
Link speedy: 1 Mbit/s


d) Às vezes, tem um proxy que barra a navegação. O proxy é uma máquina intermediária que pode ter várias funções: fornecer a Internet, restringir ou bloquear o acesso às finalidades próprias do local. Por exemplo, em escolas e telecentros pode haver proxies. É necessário definir o proxy; antes pergunte o número ao administrador da rede ou funcionário. Exemplos de número IP de proxy: 10.1.1.1 e 192.168.0.1. Exemplos de portas de proxy: 80 e 8080. Palpite-chute: talvez os navegadores Firefox, UCWeb e Opera Mini ocasionalmente não funcionem em redes 10.0.0.0 e 192.168.0.0; mas funcionam com outros como 192.168.1.0, 192.168.2.0, etc devido a conflitos de endereço de proxy interno ao navegador e não alterável. Nesse caso, use Bolt ou navegador nativo (Internet Service, "Serviços de Internet"). Antes de abrir algum programa Java que use a Internet (Google Maps, Opera Mini, Twitter, etc), clique em Options, opção Network profile, mude a opção Profile Mode para User specific, selecione o SIM do qual você configurou o perfil e em Java SIM Profile, selecione o perfil criado. Pode ser que não funcione pois esses programas acessam outros proxies que podem ser barrados pelo proxy local. Se a rede ainda conecta e não navega, pode ser necessário um reset no aparelho através de "Restaurar configurações de fábrica", senha 1122.


e) Às vezes, a rede precisa de autenticação. Nesse caso, é necessário o login e senha de usuário para uso da rede. Para isso, deve ser feito através do icone "Serviços de Internet" (Internet Service), depois pode ser navegado pelo Bolt.

f) Por último, a rede pode ser protegida, não atribui I.P. O roteador só fornece IP para máquina com MAC pré-cadastrado no próprio roteador. Sem chance de funcionamento.
IP address: 192.168.1.108
Subnet mask: 255.255.255.0
Default gateway: 192.168.1.1
Primary DNS: 192.168.1.1
Secondary DNS: 0.0.0.0 (significa que esse valor não foi fornecido. Mas com o primário já funciona).
Caso IP address, Subnet mask, Default gateway ou Primary DNS estejam como 0.0.0.0, significa o celular perdeu a conexão, o roteador não fornece IP (necessário definir manualmente, ou seja, sem DHCP) ou tentou se conectar a rede com cadeado através de configuração Abrir rede em "Definições de ponto de acesso".

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Senha de fábrica dos celulares chineses

Olá!
Como é uma dúvida constante, aproveitamos para informar a todos os amigos e clientes da FILL TECH que a senha de fábrica dos celulares importados da China pode ser: 1122 ou 0000.

Até logo!